Dizem por aí, que o tempo e a convivência são fatores essenciais para fazer de uma simples pessoa um amigo. Mas eu não concordo com isso.
Existem inúmeras pessoas com as quais já convivi (ou ainda convivo), por meses ou até mesmo por anos, mas nem posso considerá-las nada além de meros colegas.
Talvez não sejamos amigos por alguma incompatibilidade de personalidade.
Talvez pela negligência mutua em não ver a possibilidade da amizade.
Talvez pelo comodismo, pois amizade envolve compartilhar... e nem sempre estamos dispostos a isso.
Tempo, personalidade, gosto, preferências... existem tantas coisas para explicar a não amizade. Mas não existe nenhuma que explique uma amizade instantânea... afinal, por ser instantânea, não sabemos nada sobre a outra pessoa, apenas sentimos a vontade da amizade.
Quem nunca fez um grande amigo com algumas poucas palavras? Nos lugares e situações mais inusitadas? Pode ser que o momento de cada um favoreça isso ou, poderia ser o acaso conspirando para tal... enfim, não entendo... não sei responder.
Porém, acredito que algumas pessoas possuem impresso em seus genes ou na sua alma, um estigma da amizade.
O sorriso é a assinatura deste estigma e... talvez agora eu entenda, porque você nos conquistou assim, em tão pouco tempo.
Jú, sorria sempre.
MT
ps*: escrevi isso para a Jú, estagiaria de onde trabalho e que esta nos deixando nesse dia, porém apesar de ter escrito isso para ela, graças a tudo o que existe de bom no mundo, essas palavras podem se estender a outras pessoas da minha vida... não da para citar uma por uma, mas quem ler vai sentir que isso pertence a nossa história.
2 comentários:
uauauau.. li seu comentário hoje.
Massa seu texto. Legal o que anda escrevendo.. hehehe
Vou colocar um link do seu blog no meu.
abraço!
Nao há tempo determinado, por experiência própria e muitas vezes por ter dado a cara a bater, aprenndi isso...
É bem verdade que em 2h você pode encontrar um bom amigo, porém é a mais pura verdade que só com a convivência, com os gestos, com o entendimentos, com a solidariedade, e principalmente com o companheirismo e a lealdade é que essa pessoa será ou não realmente sua amiga.
Pode ser que durante 10 anos ela faça esse papel, e num minuto seguinte ela assuma o papel de uma pessoa que já nao te acrescenta, que te faz chorar, que nao foi leal a você! Já pensaste nisso?
Amizade é uma coisa bem complicada, há de haver atençao e respeito...
Gostei muito desse teu cantinho, voltarei!
beijos
Postar um comentário